Executivo

Prefeito Municipal Joyuson Viera


Nascido no povoado do Zuca, município de Ruy Barbosa onde cursou o primário, Joyuson Viera Santos, quatro filhos, formado em Contabilidade e Administração de Empresas, exercendo cargos concursados no Ministério da Saúde, no extinto BANEB (Banco do Estado da Bahia), funcionário de carreira do Banco do Brasil.
Joyuson Viera
Em 2004 foi eleito prefeito da cidade de Utinga, concorrendo à reeleição em 2008 assumindo a prefeitura pelo seu segundo mandato.
Trabalhando no Banco do Brasil fez com que as relações entre a prefeitura ficassem estreitas, criando um laço de amizade com o até então Prefeito da cidade Carlos Antonio Silva (Tuca), partindo daí um convite do prefeito e do líder religioso padre Vitório entendendo que o município de Utinga necessitava mais de um técnico a frente de seus destinos de que propriamente de um político tradicional.
Por duas tentativas não obteve sucesso nas eleições de 1996 e 2000 conseguindo ganhar as eleições municipais na terceira tentativa, tendo como exemplo o Presidente Lula que conseguiu chegar à presidência da república na sua quarta tentativa. Por insistência do grupo que depositava confiança e esperança de que se modificaria uma realidade social, e coincidentemente nos dois casos, após assumir o primeiro mandato, o grupo percebeu que este era o caminho correto levando a reeleição, tudo por conta de um bom trabalho desenvolvido ao longo dos quatro anos de governo tanto do Presidente quanto do atual Prefeito Municipal.
Com muita simplicidade procurando preservar suas características pessoais e individuais, ate porque isso é preciso para qualquer pessoa que detém um cargo público de tamanha magnitude como é o caso de qualquer município, principalmente em um município como Utinga que sempre foi visto com fortes traços culturais é preciso se ter consciência que não se pode abdicar de exercer o cargo de prefeito na sua amplitude planejando, coordenado, organizando, dirigindo e controlando os destinos do município de forma equilibrada, responsável, objetiva para se alcançar os êxitos que os nossos munícipes esperam, mas não se esquecendo também que é um cargo passageiro.
“É importante que busque um equilíbrio entre o humano e o técnico”.  

Vice-Prefeito Edgar Bastos

Natural da cidade de Utinga, Edgar Bastos Alves, nascido em 08 de setembro de 1947, filho de agricultores, desde pequeno teve convívio estreito com a agricultura, começou desde menino a lidar na roça com seus pais, com o tempo começou a trabalhar por conta própria, inicialmente cultivando mamona e mandioca, depois com a chegada do Sr. Tochi (japonês), começou a trabalhar com a cultura do tomate, com dedicação e afinco se tornou o maior produtor de tomate do município, razão do seu apelido de Edgar do Tomate. Com a diminuição da atividade do tomate, começou a diversificar sua atividade comercializando também a pecuária e cultivo de mamão.

A vida no campo fez criar um círculo de amizade muito grande, onde conquistou o respeito e apreço de todos, daí para a vida política foi apenas mais um passo de sua história de vencedor. 
Hoje, o vice-prefeito e Secretário de Agricultura Edgar Bastos, Procura a todo o momento dedicar seu tempo ao atendimento dos pleitos dos seus munícipes, procurando harmonizar sua vida familiar com o convívio da sua vida pública.